Solidão na velhice

 Nunca tive medo de envelhecer, muito menos das rugas, aliás acho que elas só irão mostrar o quanto lutei ou tanto que fiquei no sol – melhor o quanto lutei sol a sol durante toda a minha vida.

Mas tenho medo de ficar só, sempre tive. Gosto de pessoas ao meu redor, mesmo que seja para ficar em silêncio e apenas sentir a presença delas.

Não tenho medo de envelhecer, mas tenho medo de envelhecer sozinha. Isso me assusta e muito.

Pensei em ter filhos para não envelhecer sozinha, mesmo não sendo uma garantia 100%, mas pelo menos teria 99% de certeza que me colocariam no asilo.

Daí esperei demais e não os terei mais, pois não posso.

Pensei em adotar, mas daí lembrei que adotar é o mesmo que se doar, e lembrei que jamais estarei preparada para isso.

Então, lembrei dos sobrinhos, mas relembrei que não sou tão boa tia e geralmente, a maioria, quer as tias bem longe quando velhas, pois são razinzas.

Fico pensando e concluído que a velhice será só.

Daí lembrei dos irmãos. Senhor, nunca me dei bem com os irmãos na infância, juventude, maturidade, o que dirá na velhice né. Sem chances.

Lembrei dos amigos. Quem sabe com estes eu tenha alguma chance e quando o esquecimento tomar conta de minhas lembranças e as dores do meu corpo não me deixarem andar mais, eles cuidem de mim. Mas, tipo assim, tento não esperar muito, afinal são seres humanos e o homem nos decepciona, querendo ou não nos decepcionar. É dele.

Sim eu tenho medo, muito medo de ficar só na velhice, mas não de envelhecer.

Autoria: Maria Inez Freitas de Oliveira

Deixe um comentário

