Lição aprendida

323265-como-aplicar-castigo-numa-crianca
Dentre as lições que aprendi com meu pai, ainda criança, na base de cinto, e que me acompanham desde então, estão duas, sendo a primeira: sempre respeite os mais velhos.

A segunda: se você é visita e almoça, janta, lancha, toma água ou suco, você deve lavar o talher que utilizou, mesmo que o dono insista para que você não o faça, ou seja, você tem que fazer.

Entretanto, se a situação for inversa e você for quem estiver recebendo visita, não deixe ela ter trabalho algum, salvo, se ela tiver tido a mesma educação que a sua e insistir muito, mas muito mesmo, o que fará com certeza, se tiverem tido a mesma criação.

Lembro como se fosse hoje que eu tinha uma tia que almoçava todos os dias em nossa casa, mas nunca lavava o seu prato e aquilo me intrigava, afinal éramos da mesma família, então devíamos ter tido a mesma criação e por consequência, ela deveria lavar o seu prato, afinal era todos os ‘dias’.

Um belo dia, na ingenuidade de criança, disse a ela: tia, a senhora sempre almoça aqui em casa, mas jamais lava o seu prato, lava a sua xícara ou o seu copo e isto é muito feio.

Porém, feio foi a forma que o meu pai me olhou e de imediato fui para o quarto, como devíamos fazer, quando ele nos olhava daquele jeito, pois sabíamos que havíamos feito algo errado. Isto foi outra coisa que aprendemos (fruto de nossa criação).

Após minha tia ir embora, meu pai foi até o quarto com o cinto na mão, ordenou que eu ajoelhasse, e a cada cintada, foi explicado tudo que expus acima e um pouco mais, e ia dizendo: ela é sua tia, é mais velha e merece ser respeitada, portanto nunca mais repita o que você fez hoje.

Jamais esqueci a lição.

Se bem que de vez em quando, ele consegue me estressar, perco a paciência, esqueço por alguns minutos a lição, grito com ele, mas logo depois peço mentalmente que Deus meu perdoe pelo deslize, afinal ele é meu pai.

O porque desta pequena/longa explanação? É só porque observo que nem sempre os que são criados na mesma família tem a mesma educação, ou seja, os dedos das mãos são cinco, mas não são iguais…. E isto vale não só para pratos lavados, mas para todas as ações do dia a dia….

Um pensamento sobre “Lição aprendida

  1. Menina, também fui criada com muito rigor, sempre respeito os mais velhos e lavo meus talheres, mas perdi as contas de pratos alheios que lavei, educação está em extinção. E se eu falar algo, eu que sou a chata, pode isso?

Deixe um comentário

