Encalhada? Quem? Você? Não!

Quem já  passou dos 25, 30 anos ou até mais, seja homem e mulher, e acha que está encalhada (o) levante a mão, por favor. Nossa! Observei que poucos homens levantaram as mãos e várias mulheres se manifestaram.  Fiquei amarrotada agora, desde quando solteira é sinônimo de sozinha? Sozinha não, encalhada? 

Eu não tenho a resposta, mas vou tentar responder, porque já fui solteira, casei há pouco tempo e desejo muito que dê certo, mas o futuro só a Deus pertence e de uma hora para outra posso voltar  a ser encalhada. Ops! Solteira, desculpe gente. 

Mas antes de dar continuidade ao texto, gostaria de explicar  primeiro o sinônimo de encalhada (o).  No dicionário, tal palavrinha, que acabou virando palavrão (xingamento mesmo) para muitos pode ser sinônimo de produto que não tem venda ou saída. 

Já no nosso dia-a-dia que dizer alguém solteiro (a) que não consegue casar, achar sua cara metade.  Eu iria além, diria até que o encalhado (a) é àquele que ficou pra titia (o).  Eu cansei de falar que havia ficado pra titia e de vários sobrinhos. 

Entretanto, pergunto: encalhada? Quem? Você? Não! Afinal só fica só quem quer, mas também não precisa pegar qualquer um né?

E já estava esquecendo que em algumas línguas encalhada pode ser traduzido desta forma:

Francês – échoué

Italiano – arenato, in secco

Inglês – aground

Holândes – aan de grond

Finlandês: karilla, matalikolla

Como diria algumas amigas: o nome é chique por demais nestas línguas aí, uai.

Após esta explanação tediosa sobre encalhamento, vamos ao que interessa.  Tenho uma amiga, que a gente vive apresentando homens solteiros a ela (confesso: também já fizeram isto comigo). A gente apresenta, mas nenhum dá certo. Só que agora acabou o estoque de homens apresentáveis e estamos numa encruzilhada, porque a danada acha que encalhou de vez… Oh céus virou baleia. Encalhada só me lembra de baleia e nem é do twitter.

Então, a ela e as outras amigas, colegas, conhecidas e aos homens (porque tem alguns desesperados também), se estiver solteira, assuma e seja feliz, pois casamento nem sempre é sinônimo de felicidade – caso contrário não haveria tantas separações. Portanto se perguntarem seu estado civil, assuma sua solteirice, saia bastante sem pensar na bendita cara metade, na alma gêmea e agüentem, pois não irão faltar pessoas fazendo aquela cara de “Ah, coitada… vai ficar pra tia”. E, ainda se sentirão obrigadas te apresentar para alguém. E desencalhar a bendita ‘baleia’. Ops! Desculpe novamente.

Aí só Jesus na causa. Não deixe isto se suceder, porque pela lógica você jamais irá conhecer nenhum ‘príncipe encantado’, desta forma. Eu não conheci e olhe que foram tantos que me apresentaram. Alguns eram príncipes no começo, porém depois viravam ogros e eu sempre sonhando com o contrário: seja ogro e vire príncipe.

Então colega não confie em ninguém que seja promovido, anunciado por terceiros. Exemplo? Ah tenho vários, mas que tal aquele que me traiu com uma cidade inteira e olha que era moço de família. Tem àquele que terminou comigo por celular e nem começamos por celular ou internet (foi apresentado por um amigo, que gosto muito – na época devia ter ficado com o amigo e não o sacana).

Teve uma amiga que me apresentou um e ela vivia dizendo, ele te dará presentes, flores, pois é um homem culto. TÔ esperando as flores até hoje. Não me esqueço de um bendito que fez com que eu o seguisse e pegasse com a boca na botija da traição e depois ainda me chamava de louca.

Talvez eu fosse louca, mas por ter ficado tanto tempo com ele e muitos outros, perdido meu precioso tempo com um nada, porque os solteiros devem sempre pensar eu sou o ‘bom’, ‘ a pessoa ideal’. É isto aí: pensamento positivo, porque caso contrário, melhor ficar solteira (o), pois tem suas vantagens e como tem!

E pense sempre que solteira não é sinônimo de sozinha, encalhada, infeliz ou qualquer adjetivo desgastante, besta, odioso do seu estado civil. E pense antes de se deixar conduzir por apresentações, até porque a pessoa que pode ser apresentada poderá feliz solteira, não estar no clima de ter um relacionamento, já que pra ela vida de solteira é muito boa.

Mas vou ser ainda mais sincera – A verdade é que o estado civil é aquele em que você está feliz!  Eu era feliz solteira e não sabia. Se vou voltar no tempo? Não!  Vou apostar no meu relacionamento e se não der certo? Seja bem-vinda novamente solteirice, e tentar ser feliz, mesmo sabendo que não existam fórmulas mágicas para isto, eu posso conseguir.

Só não quero, assim como não desejo a você, que está lendo este texto, que seja solidão (porque estar com alguém, pode significar estar só também). Assim como você, desejarei ser mais eu e recusarei o título de encalhada, porque afinal não sou baleia. Sou mulher, acima de tudo um ser humano com desejos, que podem ou não se realizar, mas que deseja o estado civil: FELIZ!

2 pensamentos sobre “Encalhada? Quem? Você? Não!

  1. Cara Inez, o bom de viver é você ser bem resolvida consigo mesma, independente de idade ou cobrança social. Desde que nasci, eu sempre tinha planejado a minha vida, um dos planos era casar aos 32 anos, casei aos 31. Acho que só após os 30 é que devemos pensar ou não em ter alguém, e a partir dai estar atenta aos homens à nossa volta. Sejemos mais livres e que saímos desse estereótipo de “encalhadas”, isso é atitude de latinos…Substituímos então a palavra por “bem resolvidas”.Tenha alguém na hora certa, mas antes disso, quebre a cara com o babacas, beije quem tem que beijar, traía quem tem que trair, faça amor sem compromisso, beije sem compromisso, faça de contas que às vezes seu ouvido é penico mesmo e ouça as baboseiras dele, e na hora que estiver pronta, celebre a vida ao lado de quem veio e mostrou porque essa pessoa merece ser chamado de MARIDO!!!! Belo texto,anyaway…..

Deixe um comentário

