Raiva e mágoa qual a diferença ?

Dedicado ao Maior Amor

No dicionário raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza, de formas violentas e de sentimentos de vingança, quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas, em pequenas e altas escalas.

Já magoa é uma  palavra, que tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento.

Hoje, depois de tudo que passei, nos últimos meses, não tenho raiva, pois certa vez uma pessoa me disse que eu era movida pela razão. Ledo engano dela, pois não me conheceu naquele instante e jamais me conhecerá. Sou emoção pura e nos meus momentos de raiva sou capaz de dar o meu pior e chegar aos extremos.

Entretanto,  nunca soube o que era mágoa, pois a raiva passava e pronto. Tudo ficava bem. Hoje a raiva levou à mágoa, pois é quando não se pode dar o seu pior.   É horrível sentir-se ferida, ameaçada, insegura, mas sem poder agir contra as pessoas que te fizeram ficar assim, pois pode atingir inocentes.

E com isto, a raiva  leva às pessoas a sentir mágoa. Um sentimento de desgosto profundo com atos ocorridos; uma sensação de tristeza que não nos abandona; um ressentimento que não parece ter fim. Tentamos nos lembrar dos bons momentos que passamos com as pessoas que nos causaram o infortúnio, sorrir com os momentos engraçados que tivemos juntos. Mas a macula do que a pessoa fez nos persegue o tempo todo.

A raiva passou, mas a mágoa ficou. É uma sensação de impotência, de não se conseguir conversar normalmente com a pessoa, de ser normal com ela. Afinal ela me magoou, e sempre vou enxergar o lado ruim dela, sarcasmo em sua voz (sabe aquele tom que você não conhecia e de repente te assuta? )

Então,  eu sei que assim como eu, você está  magoado, mas não pode falar e muito menos deseja falar. Você está assustado e acredita, que não há nada perdoar, mesmo depois de tudo dito de forma cruel e sem piedade.

Não sabe qual será a reação da pessoa, se ela vai surtar, se ela vai pular da ponte, cortar os pulsos, dar um tiro na cabeça ou coisas piores. E por estar assustado, não diz nada, pois faz parte de sua natureza ser bom e acreditar que é capaz  de perdoar.

Mas na realidade nem importa, até porque a pessoa já não faz parte da sua vida e só resta dizer que não se preocupe, pois há pessoas que se dividem com este sentimento. Se assustam com ele, assim como se assustam com quem ama demais e que se doa demais, mas aí relembro e digo novamente, que certa vez uma pessoa me disse que eu era movida pela razão. Repito: ledo engano dela, pois não me conheceu naquele instante e jamais me conhecerá. Sou emoção pura, ou era, pois estou aprendendo a ser razão, a não usar a raiva e tentando esquecer a mágoa e seguir em frente.

Um pensamento sobre “Raiva e mágoa qual a diferença ?

Deixe um comentário

